Entenda a LGPD e evite multas em sua empresa

Com o crescente desenvolvimento tecnológico, pudemos observar claramente a drástica mudança de comportamento dos consumidores. Por intermédio de aparelhos cada vez mais modernos, os clientes têm buscado produtos e serviços no meio digital.

Dessa forma, as empresas perceberam a necessidade de criar estratégias para captação na internet, e uma delas é a coleta de dados de clientes para gerar relacionamento e fidelizá-los com a marca.

A Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor recentemente, impõe diretrizes a serem tomadas em relação à solicitação e ao tratamento de dados solicitados (como e-mail, números de telefone, etc.) pelas empresas.

Assim, é de suma importância entender quais são essas diretrizes e como aplicá-las de forma correta nos negócios, já que o não cumprimento dessas regras ocasionará multas e penalidades severas.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e saiba como evitar que sua empresa tenha problemas com a LGPD.

LGPD: Quais são as principais diretrizes?

Para que possamos evitar as multas empregadas pela LGPD, é necessário entendermos quais são suas principais diretrizes. Caso sua empresa não esteja seguindo alguma, é crucial reavaliar os processos e fazer sua adequação às normas. Confira a seguir quais são elas:

  1. Finalidade e adequação: essa diretriz orienta para que os dados dos usuários não possam ser usados de maneira aleatória, ou seja, é necessário uma finalidade específica;
  2. Necessidade: a coleta dos dados pessoais deve ser a mínima necessária, visando apenas atender aos principais objetivos da empresa com aquele lead.
  3. Transparência: oferecer aos titulares a garantia de informações e finalidades claras pelas empresas sobre os dados que serão coletados.
  4. Não discriminação: impossibilidade de realização do tratamento para objetivos discriminatórios abusivos ou ilícitos;

Como se basear nesses princípios e evitar multas?

Para que você tenha sucesso na implementação das normas da Lei Geral de Proteção de Dados em sua empresa e evitar problemas futuros, confira as orientações a seguir:

1. Atente-se à segurança

Uma das diretrizes mais importantes da LGPD é a segurança das informações. De forma prática, pode ser necessária a contratação de servidores em nuvem, antivírus mais robustos e sistemas operacionais mais confiáveis.

As informações de seus clientes ou leads precisam estar centralizadas e serem monitoradas constantemente a fim de reduzir riscos de vazamento, fraudes, entre outros.

2. Deixe as informações claras aos seus clientes

Partindo do princípio da transparência, devemos deixar claro o motivo pelo qual sua empresa está solicitando dados específicos. Além disso, também é necessário informar aos usuários o destino e a finalidade desses dados de forma clara, visível e didática.

3. Realize treinamentos em sua equipe

De nada adianta entender as necessidades de cada diretriz se a sua equipe não está preparada para implementá-las. Dessa forma, busque treinar sua equipe, oferecendo cursos, palestras e outros meios que os façam adquirir novas habilidades e competências para que consigam atuar de acordo com as exigências da lei.

Agora que você já viu as principais dicas para adaptar seu negócio às regras da LGPD, que tal ampliar ainda mais a segurança externa e interna dele com as nossas soluções tecnológicas em gestão de impressão? Acesse agora mesmo nosso site e solicite uma demonstração gratuita.