IBS PrintReleaf ajudou a plantar 2.800 novas árvores na Mata Atlântica
Há quem acredite ser impensável que um software possa realizar um trabalho de reflorestamento. Contudo, a essas pessoas podemos apresentar o IBS PrintReleaf, o software que ajudou a plantar 2.800 novas árvores na Mata Atlântica.
Por meio de sua programação, o sistema devolve à natureza o que ela forneceu para a produção de papel.
Mesmo na era digital, em que o computador substituiu grande parte dos materiais de trabalho, o consumo de papel ainda é grande. O dia a dia de uma empresa é permeado por tarefas que envolvem documentos, impressões e cópias.
Sabemos que muitos negócios desejam restituir o que foi retirado da natureza como forma de gerar sustentabilidade e se posicionar como uma empresa do futuro. Além disso, sabemos também que há inúmeros projetos de reflorestamento no mundo, prontos para receber investimentos. Basta, então, um mediador entre as empresas e os projetos, e ele existe.
O software PrintReleaf foi desenvolvido para que as empresas possam reduzir o impacto ambiental gerado pela produção de folhas. Por meio de um plantio automático de árvores em projetos de reflorestamento certificados, o PrintReleaf gera a sustentabilidade do futuro.
O sistema reduz o impacto ambiental através de um cálculo que converte a quantidade de papel utilizada em um número de árvores necessárias para o reflorestamento. É, então, uma maneira de igualar a utilização da matéria pelo replantio.
Parceria com o Amazonas
O governo do estado do Amazonas, representado pela sua Casa Civil, integrou o software em agosto de 2019. Atualmente, a IBS PrintReleaf já ajudou a plantar 2.800 novas árvores na Mata Atlântica, número que representa a somatória de consumo de papel pelos órgãos do Governo do Estado que participam do projeto. Por essa razão, a Casa Civil do Estado do Amazonas recebeu um certificado vitalício de compensação ambiental.
Ao todo, a Casa Civil do estado já compensou 135.721 folhas de papel. Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP) restituiu 18.879.497 folhas, e a Secretaria de Estado de Administração e Gestão do Amazonas (Sead) compensou 339.879 folhas.
Fonte: Fato Amazônico
Compensação ambiental com PrintReleaf
A taxa de reflorestamento PrintReleaf ultrapassa a marca de 1.500 árvores por dia. A empresa pode integrar-se ao software de impressão que utiliza para medir o número médio de consumo de papel. A partir disso, é feito um cálculo reverso para descobrir o número de árvores cortadas para que aquela quantidade de papel fosse fabricada. Dessa forma, é possível estabelecer o número de árvores necessário para restituir tudo o que foi utilizado.
As empresas que aderem ao PrintReleaf podem escolher onde as árvores serão plantadas. Na plataforma, é possível navegar pelos perfis dos diversos projetos parceiros e explorar a rede de Reflorestamento Global. Dessa forma, as folhas utilizadas nas empresas são restituídas no local escolhido pelo próprio negócio.
Depois, as empresas que utilizam o PrintReleaf podem acompanhar o impacto e o reflorestamento na interface da plataforma. São publicados vídeos e fotos que demonstram a colaboração do seu negócio com o planeta.
Para conhecer mais sobre o PrintReleaf, não deixe de ler a descrição completa do software.