Adoção de impressão universal – 3 pontos necessários

Embora a responsabilidade ambiental e de sustentabilidade precise fazer parte da política empresarial, o uso de papel ainda é exigido em certas atividades. Para ajudar a aprimorar o gerenciamento de impressão, ou seja, a forma como os serviços de impressão são executados, as empresas agora podem adotar a impressão universal (Universal print), ferramenta desenvolvida pela Microsoft.

A grande vantagem do método desenvolvido pela gigante é que não é mais preciso administrar a funcionalidade dos serviços de impressão em um servidor localmente instalado. O administrador pode transferir os recursos que ele usaria no Windows Server para a nuvem. Além de não precisar mais de um servidor de impressão, também acaba a obrigatoriedade de instalar drivers de impressoras em cada equipamento.

Assim, as tarefas da equipe de TI são executadas com mais facilidade, ganhando-se tempo e, consequentemente, produtividade. Veremos a partir de agora, três pontos necessários para a adoção do serviço de impressão universal.

Adesão ao Azure

O Universal Print da Microsoft é um serviço de gestão de impressão baseado na nuvem. Ele roda dentro do Microsoft Azure, que é um conjunto de mais de 200 serviços relacionados à Tecnologia da Informação agregados na nuvem.

Para conseguir adotar o recurso Universal Print, a organização precisa obter uma conta Microsoft Azure. Só através dela é possível usufruir do Universal Print. Como existem dois padrões diferentes de conta, a gratuita e a paga, para uso corporativo recomenda-se a paga, que conta com mais recursos úteis.

As impressoras que a empresa deseja que utilizem a ferramenta baseada em nuvem precisam ser compatíveis com ela. Por ser um recurso recém-lançado, algumas impressoras ainda não são compatíveis com o Universal Print. Quando for este o caso, elas precisarão dos conectores. Eles são softwares apropriados para possibilitar o uso do sistema de impressão universal.

Adaptação por parte dos administradores

Estão em andamento projetos de desenvolvimento de impressoras com compatibilidade nativa. A Canon, por exemplo, anunciou há um mês, novidades para o uso das multifuncionais ImageRunner pelo Universal Print.

A equipe de TI das organizações precisa estar familiarizada com a nova ferramenta da Microsoft, já que não há mais a necessidade da administração do parque de impressão por meio do Windows Server. Empresas de gestão de impressão contam com métodos e softwares de gestão de impressão que podem ajudar a familiarizar a equipe de TI.

A Universal Print tem como características processos de impressão segura. É possível controlar a utilização do recurso através de usuário e senha. Isto monitora o que, quanto e quem imprime, o que facilita a elaboração de políticas de uso dos recursos de impressão.

Diagnósticos

A ferramenta baseada na nuvem facilita o diagnóstico de problemas de impressão e a resolução deles. Estar preparado para as atualizações e substituições de hardware que se façam necessárias é uma nova responsabilidade dos administradores.

A Universal Print permite a localização rápida, através de um portal centralizado, dos dispositivos mais próximos à estação de trabalho. O acesso de usuários aos equipamentos está condicionado ao acesso concedido pelo administrador da equipe de TI.

Sua empresa precisa acompanhar as tendências que envolvem o uso otimizado da Tecnologia da Informação. Elas evoluem muito depressa. Se desejar conhecer com mais detalhes como funciona o serviço de impressão universal e como ele pode ser útil para você, agende uma demonstração de nossos serviços. Será um prazer ajudar sua empresa a crescer!