Aproveitando a semana de festividades do Carnaval, hoje vamos falar sobre as impressões coloridas.
Procuramos causar sempre um bom impacto e valorizar o material de comunicação com impressões coloridas. Sabemos também que alguns documentos realmente precisam ser impressos coloridos, como gráficos complexos, por exemplo. Até a impressão colorida se tornar definitiva, pode ocorrer muito desperdício, e isso é possível ser evitado com algumas mudanças simples de atitude.
Mude de atitude! Use a consciência a favor do seu bolso e meio ambiente.
Para impressão de arquivos ainda não definitivos, rascunhos para verificar se o trabalho está ficando de acordo com o planejado, faça o uso de impressora mono (preto-e-branco), preferencialmente usando o modo duplex (frente-e-verso) e/ou modo econômico (conhecido como n-up ou impressão de várias páginas lógicas em uma só página física, além da qualidade de impressão inferior).
Deixe para usar a impressora colorida apenas quando o arquivo for finalizado, na certeza que o mesmo não seja reimpresso.
Deste modo, você estará colaborando com a redução de páginas impressas, redução do desperdício e ainda contribuindo na preservação do meio ambiente.
Preto no Branco
Você sabia que o custo de uma impressão preto-e-branco enviada para a impressora colorida é bem mais elevado que se for impresso em um equipamento mono? Isso acontece por que alguns trabalhos de impressão misturam todas as cores p/ gerar o preto, o que faz a impressão ficar com menor qualidade e ainda consumir de forma desnecessária seus insumos. Algumas vezes o papel até sai “molhado” e “pesado” de tanta tinta que misturada para gerar o “preto”, que acaba não sendo um “preto” autêntico, tornando a qualidade final insatisfatória muitas vezes.
Resumindo:
- Cheque se no trabalho de impressão em seu software (Word, PowerPoint, Photoshop, etc) a cor preta é “realmente” preta, não uma mistura de ciano, magenta, amarelo e preto.
- Imprima um rascunho antes e verifique se está tudo ok
- Faça o gerenciamento de impressão para saber os custos gerados.
- Envie a impressão colorida e seja feliz (e econômico)!
Evite a prática de impressões mono e/ou coloridas desnecessárias.