7 tendências tecnológicas que definiram 2020
Com o crescente desenvolvimento da tecnologia na atualidade, têm surgido diversas ferramentas e sistemas capazes de otimizar ainda mais as atividades empresariais.
Partindo do pressuposto de que as novas tendências da modernidade são importantes para que os negócios gerem competitividade no mercado, é importante conhecer a fundo essas novas ferramentas e integrá-las às atividades internas.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e confira 7 tendências tecnológicas que definiram 2020.
1. Multiexperience
Antes de tudo, sabemos que os modelos de negócios atuais continuarão a investir em processos que chamamos de “people centric”. Em outras palavras, o foco já não é mais em empresas hierárquicas que possuem um sistema horizontal para conduzir as atividades internas. A multiexperience permite que os colaboradores tenham mais autonomia para desenvolver suas atividades com a ajuda de interações mais eficientes.
Sendo assim, tais sistemas mensuram a relação entre o homem moderno e os sistemas digitais, oferecendo processos cada vez mais automatizados e práticos, como é o caso de multissensores e multitoques. Em se tratando dos clientes finais, por exemplo, estes terão experiências ainda mais eficientes e vividas, sobretudo pela integração de sistemas como o RA (Realidade Aumentada), RV (Realidade Virtual) e também a experiência Omnichannel.
2. Unificação de sistemas
Com a necessidade de customizar serviços e otimizar processos que consomem tempo e custos internos, a integração de sistemas ainda continua sendo um fator importante para os negócios atuais.
Por isso, a interoperabilidade em 2020 serviu como um marco crucial para a unificação de sistemas heterogêneos, através da condução de boas práticas de segurança, tratamento de erros, exposição de serviços e, acima de tudo, resiliência para que os processos possam se autosustentar sem a interferência humana.
Além de esse recurso oferecer uma excelente redução de custos, a interoperabilidade ajuda na tomada de decisões de forma assertiva, sobretudo por aumentar a produtividade da equipe e oferecer informações sobre indicadores de desempenho em tempo real.
3. Chatbot
O conceito de assistência e atendimento automáticos já é realidade em 2020 e contribui para grandes rendimentos financeiros em empresas bem conceituadas no mercado.
Como bem sabemos, o foco não está mais no produto ou serviço entregue pelos negócios, mas sim pela experiência em que o consumidor terá ao entrar em contato com a sua marca. Portanto, apostar em tecnologias como voicebot e chatbot é uma estratégia competitiva inteligente para qualificar o atendimento ao público e reduzir custos.
4. Hyperautomation
A definição de hyperautomation baseia-se, em geral, na utilização de tecnologias avançadas, como Marching Learning e Inteligência Artificial para automatizar atividades e entregar aos colaboradores mais formas de produzir atividades de forma eficiente e com o menor erro possível.
Essa junção permite que os processos repetidamente automatizados ofereçam informações valiosas e insights, para que estruturas internas possam ser reavaliadas e melhoradas continuamente.
5. LGPD
Antes de tudo, sabemos que as exigências sobre a segurança e proteção de dados consolidadas na Europa e EUA já está em vigor também no Brasil pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD. Lei 13.709/2018).
A partir deste ano, pudemos perceber os negócios se adequando à legislação, visando a segurança e o bom uso de informações pessoais. Sendo assim, podemos entender que a adaptação das empresas a esse processo é mais um fator competitivo, já que o descumprimento dessas exigências e ao consequente vazamento de informações poderá ocasionar processos penais.
6. Hospital Digital
Com o crescente aumento em relação à quantidade de informações acerca da sociedade e ao respectivo aumento de registros eletrônicos de saúde, a necessidade da eliminação de papel tornou-se importante.
Com a adoção de assinaturas digitais, as práticas de coletar documentos para conduzir tratamentos, benefícios ou quaisquer processos relacionados à área da saúde podem ser menos burocráticos. Além disso, é notória a necessidade de integrar atividades sustentáveis, de forma a reduzir ações humanas no meio ambiente.
7. Outsourcing de impressão
Considerando que entre os focos da atualidade estão a sustentabilidade e a redução de custos com gastos obsoletos, o controle de impressão tem se tornado um diferencial competitivo para os negócios. Isso se resume ao fato de que uma grande quantidade de tinta e papéis é desperdiçada diariamente no parque de impressão.
Com a implantação de um software para gestão de impressão, colaboradores não só adquirem segurança para imprimir arquivos confidenciais, como também para fazer a reciclagem de papéis, utilizar tintas com economia e fomentar uma gestão mais eficiente.
Gostou das dicas? Conforme vimos, a tecnologia está transformando o mercado, e para que os negócios consigam se sustentar em áreas altamente competitivas, é preciso investir em tecnologia para gerar competitividade.
Agora que você já conhece as principais tendências tecnológicas de 2020, que tal conhecer as nossas soluções para a sua empresa? Agende uma demonstração conosco e saiba como podemos ajudar seu negócio a crescer muito mais.